Afiando o machado

Hoje vou contar uma história que não é inédita mas pode te ajudar a compreender o que o profissional de UX pensa ao iniciar projetos em fábricas de software, agências e startups.

Imagine dois lenhadores trabalhando numa determinada região da floresta sendo que ambos precisam derrubar uma grande árvore cada um, árvores estas que serão muito importantes para a produção de móveis, construção de estruturas, servir de lenha e outras coisas.

Como estavam muito próximos, um lenhador começou a golpear insistentemente a sua respectiva árvore assim que a escolheu e ao mesmo tempo que fazia esse grande esforço, ele observava seu colega apenas observando sua própria árvore. Ele a olhava com bastante atenção mas o primeiro lenhador ainda golpeava continuamente ignorando a aparente falta de urgência do seu colega, que ao observar o seu alvo mantinha o seu machado afiado.

Observando seus avanços mínimos que demandaram muito esforço e muito tempo, o primeiro lenhador passou a observar o seu colega com o mesmo interesse que o mesmo observava a sua árvore e sempre mantendo o machado afiado. E como uma ideia vaga na cabeça surgiu a pergunta:

“Porque ele não começou a dar machadadas na sua árvore? O que está esperando?”

Logo o final do dia se aproximava e o sol já convidava a noite para assumir seu turno e os dois se encontravam na mesa posição, sendo que o segundo lenhador ainda afiava o seu machado pacientemente. O afoito e precipitado lenhador estava cansado, beirando a irritação num flerte forte com a desistência, espantado ele vê seu colega com APENAS um golpe levar sua árvore ao chão.

Louco da vida ele busca respostas do porque daquela árvore idêntica a sua cair com apenas um golpe. Ao se aproximar e indagar o seu colega paciente, recebe de imediato a resposta:

“- Utilizei apenas um golpe porque estudei o diâmetro da árvore, sua altura, tipo da madeira, sua densidade e o mais importante: afiei o meu machado.”

A execução de um projeto depende fielmente da sua capacidade analítica e do seu poder de definir um escopo, um planejamento. Escopos bem definidos reduzem retrabalho, esforços desnecessários e insatisfações na relação cliente / prestador de serviço. Designers de Experiência do Usuário e Criadores de Produto tem um caso de amor com processos bem definidos e estruturados no INÍCIO para que o resultado não seja diferente que o sucesso e ótima entrega.

Ah e o primeiro lenhador? Tá na floresta até hoje…

PENSOU EM ALGO NOVO?

Comece seu novo projeto com a segurança de prazo e qualidade da entrega

SERVIÇOS

Só falta você nos chamar

Av Santos Dumont s/n — Portão
Lauro de Freitas / BA | CEP:42712900

© Astonish Studio 2021

Voltar ao topo

PENSOU EM ALGO NOVO?

Vamos começar com uma reunião rápida?