Design de interfaces: conheça o conceito e importância para a sua empresa

Os consumidores estão imersos no ambiente digital e com demandas cada vez mais específicas. Além disso, a concorrência entre empresas tem tornado o mercado competitivo e segmentado. Por esse motivo, melhorar a experiência do usuário, facilitar o acesso à informação e compras, além de tirar dúvidas se tornaram tarefas fundamentais. 

Diante desse cenário, a criação de interfaces funcionais, permitindo que usuário navegue de modo intuitivo em toda sua jornada, virou uma prioridade de pequenas, médias e grandes empresas. Pensando nisso, reunimos neste artigo todas as informações que você precisa saber sobre o UI Designer e seus benefícios, além das regras essenciais para garantir o sucesso da sua solução. Acompanhe! 

Afinal, o que é UI (User Interface)?

O UI, ou simplesmente User Interface, é uma expressão empregada para explicar como as interações que ocorrem entre pessoas e softwares ou aplicativos. Ele funciona como uma espécie de intermediário que possibilita a realização de uma tarefa.

Pense que uma interface pode ter variadas formas e tamanhos. E que as empresas agora passaram a contar com um setor especializado, ou com a terceirização de especialistas, para facilitar a navegação dos usuários de forma estratégica nas suas plataformas, através de recursos visuais práticos, rápidos, simples e funcionais. 

Cabe ao designer de interfaces avaliar a disposição dos elementos, menus, o encadeamento das páginas, forma que os serviços estão dispostos e demais elementos que possam influenciar na experiência dos consumidores. Atento para elementos muito importantes, como:

  • Botões: por meio deles que os usuários irão interagir com site, landing page ou aplicativo.
  • Tipografia e copy: elementos de texto presentes na interface do seu aplicativo ou ferramenta.
  • Ícones: responsáveis pela sinalização de ações e também para apresentar informações relevantes.
  • Cores: precisam ser escolhidas de modo estratégico para os sentimentos e sensações que desejam despertar. 

Diferenças entre UX e UI?

Os conceitos de User Experience e User Interface são complementares, pois trabalham o design, a experiência e a otimização das estratégias de marketing no ambiente digital, mas não podemos dizer que se tratam da mesma coisa. 

Enquanto o UX se preocupa com a experiência agradável na interface por parte dos usuários, o UI trata da forma como o consumidor interage nas plataformas e ferramentas das empresas, funcionando como uma espécie de guia durante o processo. 

Quais os benefícios do UI para as empresas?

Agora que você já leu sobre o conceito de designer de interfaces, precisa também compreender como a sua utilização pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa. Combinando UI e UX podemos conquistar resultados significativos e gerar muito mais valor diante dos consumidores. Conheça agora dois dos principais benefícios:

  • Geração de maior valor da marca: uma vez que você entende as maiores dificuldades e desafios dos clientes nas interfaces e consegue solucionar esse problemas, aumenta a satisfação e avaliação positiva da sua empresa perante esse público.
  • Maior fidelização de consumidores: uma interface simples, prática e diferenciada facilitará a retenção e fidelização dos clientes.

Regras essenciais para o Design de Interfaces que sua empresa deve seguir

Você já ouviu falar em Ben Shneiderman? Ele é cientista da computação e professor do College Park, no laboratório de Interação Humano-Computador na Universidade de Maryland. Pois bem, você deve estar se perguntando o motivo de estarmos falando dele. É que o Ben desenvolveu uma lista chamada Eight Golden Rules of Interface Design, ou seja, as oito regras essenciais para o Design de Interfaces. Confira! 

1. Seja consistente: priorize a utilização de ícones, cores, hierarquias, menus, CTA e fluxos similares para facilitar a experiência do usuário.

2. Possibilite que seus usuários utilizem atalhos: otimize o tempo para usuários mais experientes. 

3. Responda possíveis dúvidas do seu usuário: forneça um feedback das ações do usuário.

4. Crie diálogos para indicar o fim de uma ação: diga ao usuário que ele completou um ciclo. Isso é essencial para que tenha consciência da ação correta.

5. Mostre como reparar um erro: toda interface deve possuir mecanismos capazes de evitar o máximo possível de erros das pessoas. Mas, caso ocorram, apresente passos simples para solucioná-los.

6. Permita que o usuário reverta ações: o usuário deve poder retornar ou mais ações realizadas durante o uso.

7. Dê ao usuário a sensação de controle: crie sensação de controle e confiança, apresentando medidas que são esperadas pelo usuário a cada etapa.

8. Reduza a carga de memória de curta duração: permita ao usuário encontrar as informações de forma rápida, sem precisar anotar ou recuperar dados de páginas anteriores. 

Agora que você já entende a importância das interfaces, seus benefícios e regras essenciais, conte com o Astonish para atender de maneira completa as necessidades da sua empresa. Entre em contato conosco e conheça nossa consultoria grátis.

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