Seu app tem propósito de ser?
Image for post

Todos na vida sem nenhuma exceção nascem com um propósito, um significado, uma razão de ser. Por mais simples que seja esta afirmação, é inegável a necessidade de se ter algo a almejar, uma lacuna a preencher para que se tenha sentido em ser, até porque viver por viver é algo que os psicanalistas e estudiosos do comportamento humano reprovam fortemente.

Na concepção de softwares acredito que assim como os humanos, estas aplicações devem nascer com uma razão, uma tarefa a ser cumprida, elas precisam ter um significado. Já parou pra pensar e refletir sobre o seu último app, aquele mesmo que você incluiu todo orgulhoso no portfolio achando que seria fundamental para futuras contratações ou aprovações de orçamentos. Será que ele realmente foi concebido com um propósito? Uma tarefa muito clara?

Após conhecer alguns softwares/apps venho percebendo que uma parte deles são verdadeiros amontoados de recursos que podem ser feitos pelos recursos nativos do celular, o que me leva a pensar a falta de finalidade e o pior de tudo, não pensa em melhorar a vida de ninguém inclusive a do pobre coitado do programador.

Image for post

Vamos focar nos exemplos que vigoram no mercado e tirar um pouco os holofotes do problema, temos hoje aplicativos que são FUNDAMENTAIS no cotidiano de milhões de pessoas que ao acordarem já consultam suas notificações e praticamente não vivem sem estes apps. Podemos citar três que eu sei que a maioria das pessoas possuem conta: Whatsapp, Instagram e Facebook. Todos eles tem propósitos bem definidos (mas sabemos que os usuários acabam resignificando a aplicação e agregando mais coisas).

O Whatsapp é ponto pacífico que ele tem como objetivo enviar e receber mensagens nos mais variados formatos de mídia. O Instagram exibe e publica imagens mostrando uma parte mais íntima daquele perfil. O Facebook por sua vez faz o que os anteriores fazem e ainda promove um envolvimento (interação) muito grande jamais visto na história da internet, se você quer que uma mensagem alcance massivamente muitas pessoas Facebook é o melhor lugar. Entendeu como estas aplicações suprem demandas específicas e outras mais secundárias?

Image for post

Nenhum destes que citei acima possuem enxertos de funcionalidades inúteis para inglês ver, tendo apenas um papel “firulesco” que em nada agrega. Não, não são assim. Penso apenas no campo opinativo e especulativo, que houve uma visão de produto sobre estes apps para proporcionar aos utilizadores uma melhor experiencia e um sentimento de propriedade, de afetividade (para os menos sensíveis, quem nunca sentiu saudade do Orkut?), algo tão bom e bem desenhado que desperta este tipo de coisa nas pessoas.

Acredito que todo software precisa ser antes de tudo o preenchimento de uma lacuna, a peça que faltava para que um problema pudesse ser resolvido e assim agregar um valor tão alto, que ele venha ser imprescindível na rotina. É necessário que exista um problema a ser resolvido e após isso exista uma solução, se a solução for seu app parabéns, ele tem um propósito.

PENSOU EM ALGO NOVO?

Comece seu novo projeto com a segurança de prazo e qualidade da entrega

SERVIÇOS

Só falta você nos chamar

Av Santos Dumont s/n — Portão
Lauro de Freitas / BA | CEP:42712900

© Astonish Studio 2021

Voltar ao topo